Seguir por email

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Cheiro a bacalhau

O Manel meteu pela rua dos Caldeireiros e ao sentir o cheiro a bacalhau com  grão das tascas da zona medieval, a sua alma elevou-se aos céus. 

cheiro a bacalhau nas tascas do Porto

A maior invenção nacional, nem protegida nem subsidiada, a tasca, a tal do copinho de vinho branco, pastéis de bacalhau e chouriço assado em aguardente. Um grau acima de taberna, um grau abaixo de restaurante, nem mais.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

A festa continua

A festa continuou durante muito mais tempo. Quando a comida e a bebida acabaram, um grupo de jovens e elegantes donzelas entre as quais aquela que me tinha trincado a barba, entrou no circulo e iniciou uma dança frenética, na qual não paravam de mexer os ombros.

Nunca teria imaginado que pudessem mover-se de forma tão furiosa velocidade e daquela prodigiosa maneira como se estivessem desarticuladas. A música corria a um ritmo simples cadenciada por um tambor ao qual pois se juntou outro e outro e mais outro até que a cadência se tornou imparável e hipnótica. 
E a festa continuou noite dentro.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Um dia na praia

Naquela tarde, lá estavam as duas raparigas com as seis crianças, a mais magra com o mesmo fato de banho azul-escuro, cortado a direito sobre o cimo das coxas à frente, mas um pouco mais subido atrás, seguindo as suaves linhas das nádegas. A outra rapariga estava com uma touca de banho amarelo-clara e até parecia envolvida numa auréola, quando vista da areia.

Um dia na praia
Um dia na praia


Nesse dia tinham levado uma chapéu-de-sol azul às riscas verdes, à sombra do qual se via uma enorme lancheira e uma arca térmica. As crianças correram para a água, equipadas com braçadeiras cor-de-laranja.

sábado, 24 de agosto de 2013

A tua personalidade

Tens necessidade que os outros gostem de ti e te admirem, mas tens tendência para ser demasiado critico contigo mesmo. Embora tenhas algumas fragilidades na personalidade, em geral és capaz de as compensar. Tens um enorme potencial que ainda não aproveitaste. Embora pareças disciplinado e controlado por fora, interiormente tens tendência para te sentires preocupado e inseguro. 

A tua personalidade
A tua personalidade

Tens muitas vezes sérias dúvidas se tomaste a decisão certa ou fizeste o que devias. Aprecias uma certa quantidade de mudança e variedade e ficas insatisfeito quando te vês rodeado de restrições e limitações. Tens muito orgulho por seres um pensador independente e não aceitares declarações dos outros sem provas suficientes. 
Mas descobriste que era pouco sensato seres demasiado franco ao revelares-te aos outros. Por vezes és extrovertido, afável e sociável, enquanto noutras ocasiões és introvertido, cauteloso e reservado. Algumas das tuas aspirações tendem a ser pouco realistas.

sábado, 17 de agosto de 2013

Comigo, o Facebook não vai à praia!

Vivemos num tempo onde o Facebook é quase universal, é difícil para muitos da nossa geração imaginar as suas vidas sociais, sem as redes sociais. Até o Papa Francisco recomenda a sua utilização.

Papa Francisco recomenda o uso das redes sociais


A maioria das pessoas só conhece uma ou duas pessoas que não têm contas no Facebook, mas também é verdade que muitos dos "amigos do Facebook" são virtuais. 

Essa preocupação é demonstrada pelo Facebook, quando de adiciona um novo amigo e nos perguntam se conhecemos aquele amigo fora do Facebook.

No início de dezembro de 2012, o tráfego do Facebook foi calculado em cerca de 1,4 milhões de utilizadores.

Compreender esse número requer um pouco de contexto: o Facebook tem mais de 167 milhões de utilizadores nos Estados Unidos.

Por isso, em sentido relativo, perder apenas um milhão e meio utilizadores não é nada caso para alarme. Mas em sentido absoluto significa metade da população do norte de Portugal em apenas num mês.

Certamente todos nós conhecemos pelo menos uma pessoa dentro de nossas várias redes e círculos sociais que estão ativamente a fazer uma pausa no Facebook, ou apagar os seus perfis por uma miríade de razões. 

Conforme o tempo vai passando, eu posso imaginar os meus amigos cada vez mais divertidos em provocar uma pausa no Facebook, pelo menos uma vez, mesmo que por um período limitado de tempo. 

Esta recente tendência de paragem está em forte contraste com Facebook de apenas 3 anos atrás, quando estava registava um forte e consistente crescimento. 

Duas ideias podem estar contribuindo a recente tendência de declínio de popularidade do Facebook.


1. Saturação do mercado

As pessoas que fazem pausas no Facebook não são novidade.

Hoje em dia o Facebook está saturado de publicidade que as empresas pagam bem mas os utilizadores não prestam atenção, por uma razão simples: os utilizadores estão no Facebook para contatar com os seus amigos e não estão dispostos a clicar em publicidade.

O Facebook atingiu ou está prestes a atingir o ponto de saturação.

Alguns especialistas em tecnologia estimam que a quota de mercado de media social do Facebook pode ser tão alta quanto 80%, ou seja, que 80% dos utilizadores que potencialmente usam o Facebook já o utilizam. 


2. Pressão para rentabilizar

Apesar do Facebook ser gratuito (apesar de ter sido anunciado que o Facebook iria ser pago), tem que gerar lucro. 
Os utilizadores do Facebook devem ter notado as mudanças recentes que visam gerar dinheiro: os próprios utilizadores podem agora pagar uma taxa para promover um post específico para os seus amigos e restante comunidade do Facebook, aumentando assim a visibilidade do post.

Quando eu fizer uma pausa nas redes sociais e por isso já desinstalei as apps do telemóvel (tornam o telemóvel mais lento e não me deixam dar um mergulho na praia), geralmente é porque as interações com as redes deixaram de ter significativo para mim. 

Na minha experiência pessoal, passar tempo com amigos e família cara a cara é mais agradável, mais íntimo, mais pessoal, e finalmente, exige que todos devemos estabelecer prioridades na nossa vida social. 

O lembrete do Facebook do aniversário de alguém que não conheço pessoalmente e a quem já dei os parabéns não teve qualquer retorno.

A página do Facebook da mulher sexy que já leva com meio milhão de "GOSTO" nada acrescentou à minha felicidade.

Afinal o Facebook serve para me afastar dos meus amigos reais.

Esta é a razão pela qual os meus amigos do Facebook já repararam que a minha frequência no Facebook diminuiu.

Agora experimentem: vai dar um passeio à beira-mar ou na montanha.

E agora está na hora da minha aula de surf. 

aula de surf
aula de surf

Até breve.

sábado, 3 de agosto de 2013

Coutadas Reais no Antigo Regime

Se as coutadas reais e senhoriais permitiram salvaguardar grande parte do património florestal de que hoje somos herdeiros, no Antigo Regime, a coutada representa a fórmula de domínio senhorial que impõe maior número de condicionantes à sobrevivência dos camponeses.

Coutadas Reais
Coutadas Reais


Na medida em que mantém os ónus sobre a produção agrícola e, às comunidades inseridas nas coutadas, interdita, simultaneamente, a utilização dos recursos da floresta que servem de complemento à atividade agrícola e pecuária, agrava fortemente as condições de subsistência no meio rural.